CARPE DIEM

sábado, 21 de março de 2015

20 DE MARÇO: DIA DO CONTADOR DE HISTÓRIAS

Quem conta um conto aumenta um ponto!



20 de março: O Dia do Contador de Histórias A função de contador de história está intimamente ligada ao universo lúdico. As histórias que são repassadas fazem menção a lendas, contos e poemas Você sabe quem são os contadores de histórias? Essa função é tão importante que existe até um dia para comemorá-la. Todos os anos no dia 20 de março, os contadores de história são celebrados. Entenda de onde partiu essa iniciativa e quais os benefícios dela para a sociedade. O contador de história Apesar de ter se transformado em uma atividade reconhecida recentemente, a função de contador de história existe há séculos. Graças a ela, muito do que conhecemos hoje das antigas civilizações e costumes são conhecidos. É o que chamamos de herança oral. Ou seja, por meio de indivíduos que contavam histórias (muito antes do surgimento da escrita) temos acesso hoje em dia ao que acontecia bem antes dos registros tradicionais, como os livros e documentos. Muitas lendas, contos, culturas e religiões sobrevivem desse recurso narrativo imprescindível.
Reconhecimento do contador de história Atualmente, a função do contador de histórias ganhou contornos de maior atuação. Depois de uma breve desvalorização da atividade, devido a tantos recursos tecnológicos, os contadores ganharam mais reconhecimento. Desta vez, a função está intimamente ligada ao universo lúdico. Ou seja, a função de transmitir a cultura, religião ou fatos bélicos, ficou no passado. Agora as histórias que são repassadas fazem menção a lendas, contos, poemas e outros braços da literatura e da arte. Apesar da mudança, a importância continua a mesma, pois o lúdico é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Ele permite o aperfeiçoamento de diversos sentidos fundamentais para a formação educacional da garotada. Muitas pessoas são contadoras de história e atuam em centros educacionais, ONGs, hospitais, parques, bibliotecas e eventos do gênero. A função merece mesmo um dia só dela, para que outras pessoas reconheçam a sua funcionalidade na sociedade e no sistema educacional brasileiro. (Texto: Hernany Lisardo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.
Então deixe o seu comentário!