CARPE DIEM

terça-feira, 26 de março de 2019

CATIRA DO PASSARINHO

Dica do dia: sabe o que é catira?


https://youtu.be/waFpU0XbKho

Catira ou cateretê:  É uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com influências indígenas, africanas e europeias, a catira (ou "o catira") tem suas raízes em Goiás, Minas Gerais e interior de São Paulo. 

A coreografia é executada, na maioria das vezes, por homens (boiadeiros e lavradores) e pode ser formada por seis a dez componentes e mais uma dupla de violeiros, que tocam e cantam a moda. É uma dança típica do interior do Brasil, principalmente na área de influência da cultura caipira (São Paulo, norte do Paraná, Minas Gerais, Goiás e partes do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). 

A coreografia da catira é quase sempre fixa, havendo poucas variações de uma região para outra. Normalmente é apresentada com dois violeiros e dez dançadores. 

  ORIGEM A Catira tem sua origem muito discutida. Alguns dizem que veio da África junto com os negros, outros acham que é de origem espanhola, enquanto estudiosos afirmam que é uma mistura com origens africana, espanhola e também portuguesa – já que a viola se originou em Portugal, de onde nos foi trazida pelos jesuítas. A Catira pode também ser chamada de Cateretê.

 Diversos autores nos contam que a catira (ou cateretê) no Brasil, é conhecida desde os tempos coloniais e que o Padre José de Anchieta, entre os anos de 1563 e 1597, a incluiu nas festas de São Gonçalo, de São João e de Nossa Senhora da Conceição, da qual era devoto. Teria Anchieta composto versos em seu ritmo, considerando-a própria para tais festejos, já quer era dançada somente por homens, fato que se observa, ainda hoje, em grande parte do país. Atualmente, é dançada também por homens e mulheres ou só por mulheres. Catira ou Cateretê é uma dança genuinamente brasileira. 

  EVOLUÇÃO A Catira, em algumas regiões, é executada exclusivamente por homens, organizados em duas fileiras opostas. Na extremidade de cada uma delas fica o violeiro que tem à sua frente a sua “segunda”, isto é, outro violeiro ou cantador que o acompanha na cantoria, entoando uma terça abaixo ou acima. O início é dado pelo violeiro que toca o “rasqueado”, toques rítmicos específicos, para os dançarinos fazerem a “escova”, bate-pé, bate-mão, pulos. Prossegue com os cantadores iniciando uma moda viola, com temática variada em estilo narrativo, conforme padrão deste gênero musical autônomo. 

Os músicos interrompem a cantoria e repetem o rasqueado. Os dançarinos reproduzem o bate-pé, bate-mão e os pulos. Vão alternando a moda e as batidas de pé e mão. O tempo da cantoria é o descanso dos dançarinos, que aguardam a volta do rasqueado. Acabada a moda, os catireiros fazem uma roda e giram batendo os pés alternados com as mãos: é a figuração da “serra abaixo”, terminando com os dançarinos nos seus lugares iniciais. O Catira encerra com Recortado: as fileiras, encabeçadas pelos músicos, trocam de lugar, fazem meia-volta e retornam ao ponto inicial. Nesse momento, todos cantam uma canção, o “levante”, que varia de grupo para grupo. No encerramento do Recortado os catireiros repetem as batidas de pés, mãos e pulos. 

A presença da viola:

Minas Gerais reconhece as violas como "Patrimônio",ou seja, o Registro dos Saberes, Linguagens e Expressões Musicais da Viola em Minas Gerais como patrimônio cultural imaterial. A preservação desses elementos tem grande importância pelos seus valores históricos, socioculturais e identitário para o Estado. O reconhecimento possibilita preservar, valorizar e compreender o universo das violas.

 Ouça no soundcloud: 





SUGESTÕES DE ATIVIDADES Dados da Aula O que o aluno poderá aprender com esta aula


• Conhecer e experimentar os passos básicos da Catira, dança que se manifesta nas regiões sudeste e centro-oeste. Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo.

 • Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas.

 • Experimentar e compartilhar com seus colegas os movimentos, a música e os ritmos presentes na dança. 

  Duração das atividades: 2 aulas de 50 minutos – Total: 100 minutos. 
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula. 

  Estratégias e recursos da aula Atividade 1: Conhecendo os ritmos e os passos da catira. 

 Duração: aproximadamente 30 minutos. 

 Recursos: Músicas e Vídeos de Catira. Projetor de Vídeo

  Sugestões: Música: Batuque de Viola – Chico Lobo http://www.youtube.com/watch?v=Hh5PFjz6CQI (Acessado em 11/05/2010) 

  Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=6MHJ3zU3HyY (Acessado em 11/05/2010) http://www.youtube.com/watch?v=4JbGOqMqXAQ (Acessado em 11/05/2010) 

 Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) irá relatar brevemente a história da catira para os(as) alunos(as), contextualizando a temática na aula. 

Neste momento, faça indagações aos alunos a respeito da dança, tais como: 
Qual aluno(a) já praticou ou pratica algum tipo de dança que tenha o sapateado como passo principal? Onde? Com quem? 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20172 

  História da Catira: http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/catira.htm (Acessado em 11/05/2010) Em seguida, reproduza os vídeos acima. 

Neste momento, o(a) professor(a) destacará o ritmo da música e as principais características da dança: Palmeado e o Sapateado. Após a exibição dos vídeos, os(as) alunos experimentarão os sapateados e os movimentos da catira da maneira como desejarem. Esta é uma proposta para que o professor(a) avalie o nível de conhecimento dos(as) alunos(as), possibilitando ao professor observar aspectos que deverão ser trabalhados na próxima atividade. 

  Atividade 2: Aprendendo os Passos da Catira Recursos: Músicas de Catira Duração: aproximadamente 25 minutos Descrição: Nesta atividade, faça uma roda com os(as) alunos(as) e coloque a música “Batuque de Viola” demonstrada na atividade 1. Inicie com uma roda e acompanhe a música, batendo palmas e pés, pedindo para que os(as) alunos(as) façam o mesmo movimento. No primeiro momento da música, faça palmeados e sapateados mais lentos: Palmeados (3 Batidas) e Sapateados (3 Batidas), acompanhando o ritmo da música. Vá aumentando gradativamente o ritmo dos palmeados e dos sapateados. No momento das pausas, faça movimentos de mãos dadas, abrindo e fechando a roda. Retorne e faça palmeados e sapateados. 

  Sugestões de músicas de Catira no link abaixo: 

 http://palcomp3.com/CATIRABRASIL/ (Acessado em 11/05/2010) Professor(a), o nível de exigência da execução dos passos da dança deverá ser proposto de acordo com as experiências de movimentos dos(as) alunos(as). Todavia, a dança não apresenta passos difíceis de serem executados, possibilitando que todos executem os movimentos básicos. Nesse caso, você poderá aumentar o nível de dificuldade no decorrer da proposta. Atividade 3: Deslocando-se no espaço Duração: aproximadamente 25 minutos.

 Recursos: Músicas de Catira e Vídeo de recurso para o professor

http://www.youtube.com/watch?v=UJ2R7zu2uGo&feature=related (Acessado em 11/05/2010) Descrição: Professor(a), na catira alguns “intervalos” do ritmo da viola podem ser executados com passos, ao longo do espaço onde se dança a catira. 

Os grupos mais tradicionais de catira executam a maioria dos movimentos de sapateados e de palmeados da dança no lugar. Todavia, nada impede que sejam criadas coreografias mais elaboradas na dança. Neste aspecto, sugiro o vídeo acima, que traz algumas execuções de deslocamento, podendo servir de auxílio para você na elaboração da atividade. Frente a isso, proponha os seguintes movimentos para os(as) alunos(as): Deslocamento lateral: dois passos para um lado e dois passos para o outro (Referência no vídeo – 45’’). Pode ser feito deslocando-se para a frente e pela diagonal. Deslocamento na roda: passos seqüenciados (Referência no vídeo – 52’’) Deslocamento para frente: passos seqüenciados (Referência no vídeo – 1’03’’)

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20172 Professor(a), o nível de exigência da execução dos passos da dança deverá ser proposto de acordo com as experiências de movimentos dos(as) alunos(as). Todavia, a dança não apresenta passos difíceis de serem executados, possibilitando que todos executem os movimentos básicos. 
Nesse caso, você poderá aumentar o nível de dificuldade no decorrer da proposta. Atividade 4: Dançando a Catira Duração: aproximadamente 20 minutos. 

  Recursos: Músicas de Catira Descrição: Nesta atividade, proponha uma coreografia junto com os(as) alunos(as). No ritmo da catira, execute palmeados e sapateados e deslocamentos. Professor(a), procure fazer diferentes formações coreográficas durante a dança, tais como filas, círculos, pares etc. Professor(a), o nível de exigência da execução dos passos da dança deverá ser proposto de acordo com as experiências de movimentos dos(as) alunos(as). Todavia, a dança não apresenta passos difíceis de serem executados, possibilitando que todos executem os movimentos básicos. Nesse caso, você poderá aumentar o nível de dificuldade no decorrer da proposta. 

  Possibilidades de Ampliação: Quanto ao Espaço: A aula pode ser executada em qualquer espaço, no entanto, é mais interessante se for realizada em uma sala com espelhos, auxiliando a visualização dos movimentos. Quanto ao Corpo do Colega: Criar movimentos de mãos dadas. Montar pequenos grupos para compartilharem as aprendizagens dos movimentos de palmeados, sapateados e deslocamentos. Quanto ao Material: Realizar filmagens das danças e utilizá-las em aulas posteriores. A aula poderá ser parte integrante de um possível projeto da Festa Junina na escola. Convidar algum grupo de catira ou violeiros para se apresentar na escola e/ou visitar algum espaço dedicado à temática.

  Recursos Complementares O site abaixo traz aspectos importantes a respeito da Catira que pode ser acessado pelo(a) professor(a), para enriquecer o conteúdo da aula.

 http://www.lucianoqueiroz.com/catira.htm (Acessado em 11/05/2010) 

  Avaliação Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como destacam os movimentos e o ritmo da catira? Os alunos se interagem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem a catira? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprenderam? dentre outras. Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. 

Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os movimentos? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega nos movimentos da dança? Peça sugestões para a aula posterior. 

Por fim, avalia sua aula, observando se os objetivos da aula foram alcançados e se os recursos utilizados atenderam os objetivos das atividades.


Catira do passarinho no you tube: https://youtu.be/waFpU0XbKho

© É apenas permitida a sua cópia para usos não comerciais na World Wide Web, desde que se mencione sempre o seu autor e proveniência. © The copy, distribution, use, publication, derived exploration of these images or products of them are forbidden, except for personal use. Only its copy for not commercial uses in the World Wide Web is allowed, since his author and source are always mentioned


😉😉😎 Se foi útil pra você, deixe um comentário, curta e compartilhe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.
Então deixe o seu comentário!