CARPE DIEM

segunda-feira, 26 de junho de 2017

LANÇAMENTO DO LIVRO: Fuxico, quem conta um conto aumenta um ponto!

A produção do livro foi um sucesso! Em parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de São Joaquim de Bicas/MG. Os alunos da Escola Municipal Maria de Andrade Henriques,puderam participar de uma jornada de atividades culturais, incluindo também alunos do Programa Educação em Tempo Integral, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal José Antônio Junior e da Comunidade de Pedra Branca e o apoio da Biblioteca Pública Municipal Alcina da Silva Maia. "O livro revela toda a experiência cultural, artística e pedagógica realizada pelos arte educadores Hernany Lisardo e Maria Girlaine ao longo da execução do projeto com oficinas e a culminância do resgate da oralidade local servindo ao Patrimônio Cultural Imaterial de São Joaquim de Bicas. A arte final ficou a cargo do designer, Reinaldo Rodrigues que já faz parceria com os autores em outras publicações..."
Um pouco mais...

quinta-feira, 11 de maio de 2017

DANÇA, MÚSICA & LITERATURA

O betinense Hernany Lisardo é músico, historiador e autor do livro "Maria e as flores", produzido em 2012 por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Maria, a personagem central desse livro, adora flores. E é em torno delas que a história se desenvolve. O livro é de fácil leitura, e nas últimas páginas apresenta brincadeiras, como jogo dos sete erros,tabuleiro, dentre outras. Maria Girlaine, em parceria com Hernany, escreveu o livro "Fuxico-Quem conta um conto aumenta um ponto!", que fez parte do projeto Mais Cultura nas Escolas, uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Educação. Há mais de 20 anos é bailarina,coreógrafa.

sexta-feira, 17 de março de 2017

RITMOS E DANÇAS BRASILEIRAS

O carimbó é um ritmo musical amazônico e também uma dança de roda de origem indígena, típica da região litorânea do nordeste do estado do Pará, no Brasil, influenciado por negros (percussão e sensualidade) e portugueses (palmas e sopro). O nome também se aplica ao tambor utilizado nesse estilo musical, chamado de "curimbó". Uma forma de expressão marcada pelo ritmo e pela dança, sendo uma das principais fontes rítmicas da lambada. Na forma tradicional, o carimbó é chamado de "pau e corda", peculiar pela batida do tambor curimbó acompanhado por banjo e maraca.Sua dança e ritmo contagiante já se espalhou por todo o país, revelando suas cores e lendas. O carimbó é Patrimônio Cultural Imaterial Do Brasil.