CARPE DIEM

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Os arte educadores Girlaine Tsade e Hernany Lisardo desenvolveram o Programa de Atividades Lúdicas Expressivas que atendem as demandas em circuitos artísticos e de capacitações para empresas, escolas, ong's.
 
 
 
 
(31)88963351.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013


AGOSTO, MÊS DO FOLCLORE.

Folclore é algo fantástico, que ensina e nos diverte através do simbólico. É ciência das tradições, dos usos e da arte popular de um país ou região; É o conjunto de costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Por meio do folclore as pessoas mostram suas fantasias, medos, melhores e piores desejos, que podem ser percebidos, principalmente, através da literatura.

Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

No Brasil são folclore os Festejos Natalinos, Santo Reis,  São João, Lobisomem, Bicho Papão, Saci Pererê.

Segundo a Wikipédia, a UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.

Segundo o famoso Câmara Cascudo, folclore é um substantivo masculino, definido por ele assim:

1 Costumes tradicionais, crenças, superstições, cantos, festas, indumentárias, lendas, artes etc., conservados no seio de um povo;

2 Parte da Antropologia cultural que estuda esses elementos; ”cultura do geral no homem, da tradição e do milênio na atualidade, do heróico no cotidiano”

Uma vez que o folclore faz parte de nossa cultura, quando o conhecemos e estudamos, estamos contribuindo para a preservação e perpetuação de algo que é nosso. Passamos a entender melhor a história de nosso povo.

Ler os contos folclóricos publicados nos livros brasileiros e também os autores estrangeiros de clássicos infantis a exemplo de Hans Christian Andersen e os irmãos Grimm é uma boa recomendação. Estes autores se inspiraram no folclore para escrever suas histórias, algumas delas há muito conhecidas em nossa literatura, como “A Pequena Sereia” e o “Soldadinho de Chumbo” (de Andersen).

Dia 22 de agosto é o dia internacional do folclore. Vamos comemorar pesquisar, citar nosso folclore na biblioteca da escola, no facebook, em blog’s na net…O PROJETO CANTE UM CONTO! Leva o folclore através da contação de história e brinquedos cantados... Deixe aqui o seu comentário.

Viva o folclore brasileiro!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Agradecimentos a Tiago e Natália organizadores da Colônia de Férias SESI/MG